Toda forma de existir
Mix Brasil

Festival MixBrasil em parceria com Dentsu Creative, traz ativação que celebra a diversidade da comunidade LGBTQIA+

Além da Bandeira da Diversidade a Dentsu Creative, também assina toda a comunicação da 30ª edição do evento que acontece em diversos pontos de São Paulo.

Com o conceito "Toda Forma de Existir", o Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade começa nesta quarta-feira (9), em vários pontos de São Paulo, tendo como um dos destaques uma ativação que une tecnologia, arte e design. A "Bandeira da Diversidade – Nossa existência, além das sete cores" é uma criação da Dentsu Creative assinada pelo artista Caio Barrocal. A agência ainda assina o conceito de comunicação e filme da campanha de um dos maiores festivais de cultura da América Latina.

Desde que foi fundado, o Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade fala da existência da comunidade LGBTQIA+ na música, literatura, arte, tecnologia, cinema, etc. Em sua 30ª edição, junto com a Dentsu Creative, o Festival aborda uma discussão que só ele poderia levantar: a existência da diversidade dentro da comunidade.

Para isso, a ativação criada recorre ao principal símbolo usado para representar existências: as bandeiras. A bandeira mais usada para representar as pessoas LGBTQIA+ é a do arco-íris, mas existem diversas outras que definem a comunidade em grupos separadas por Orientação Sexual, Condição Biológica e Identidade de Gênero.

“Essas bandeiras são super importantes e cumprem muito bem o papel de representar a comunidade, mas quando olhamos para a individualidade de cada pessoa, vemos que muitas vezes, essas bandeiras poderiam se misturar". Afirma Letícia Holanda, Criadora de Contexto e Fala da Dentsu Creative.

A "Bandeira da Diversidade" provoca uma reflexão sobre a diversidade dentro da comunidade, mostrando através deste importante símbolo de existência que as nuances da comunidade vão além das cores do arco-íris.

Para Hannah Prado, Criadora de Visuais Conectados da Dentsu Creative, “para trazer essa reflexão, buscamos uma maneira de representar visualmente essa fluidez de identidade através desse projeto, onde Toda Forma de Existir é possível e sempre única. Partindo desse ponto de vista, criatividade e inovação e tecnologia nos ajudaram a trazer um novo olhar sobre a individualidade e sua representação. Dessa forma cada pessoa consegue criar e compartilhar sua própria bandeira, onde nenhuma combinação gerada será igual a outra.”

Como símbolo de seus 30 anos, o Festival MixBrasill criou uma bandeira inteligente que
funciona como uma intersecção de todas as bandeiras, abraçando e unindo de uma forma inédita todas as cores que representam orientação sexual, identidade de gênero,  condição biológica, valores e etnia de cada pessoa. Cada pessoa poderá selecionar uma sequência de opções que definem sua individualidade. O resultado é uma bandeira única, fluída e sempre diferente.

Além disso, no final da experiência o Festival incentiva o compartilhamento dos vídeos gerados na ativação, para levar essa reflexão ainda mais longe.

“Para representar a diversidade de cada existência, vimos que era preciso olhar para a individualidade da comunidade, unir essas bandeiras e criar um novo símbolo. Algo fluido e que abraça mais espectros de diversidade, adicionando também importantes nuances dessas pessoas como por exemplo sua etnia. Através desse ponto de vista, a tecnologia e a inovação nos ajudaram a trazer um novo olhar sobre a identidade e a diversidade da comunidade LGBTQIA+”. Diz, Danilo Janjacomo CCO da Dentsu Creative.

O público poderá criar sua bandeira pelo site mobile do festival ou pelos totens digitais espalhados pelos locais onde haverá programação.

“Da diversidade vem Toda Forma de Existir” a campanha reafirma a existência LGBTQIA+ através de um mantra.

A campanha oficial desta edição do Festival MixBrasil segue falando sobre a existência, assim como a ativação das bandeiras. Com o título "Toda Forma de Existir", o filme de pouco mais de um minuto fala sobre a existência LGBTQIA+ através de um mantra interpretado por nomes que representam a diversidade da comunidade, como Raquel (@oficialraquel), Tchaka (@tchakadragqueen), Dani (@danianacleto_oficial), Ronaldo (@ronaldoserruya) e Flow (@flowkountouriotis). 

"A comunidade LGBTQIA+ existe e ponto. Não é mais sobre reivindicar espaços, é sobre ocupar um lugar que é dela por direito. Seja nos palcos, nas telas, na literatura ou na tecnologia, não existe mais espaço para o não.”
Diz, Danilo Janjacomo CCO da Dentsu Creative.

MAIS DE DENTSU CREATIVE